Presidente conservador vence as eleições na Polônia

Redação Por: Redação

Mundo Novidades

Publicado em 14/07/2020 16:31h

Presidente conservador vence as eleições na Polônia

   O presidente conservador da Polônia, Andrzej Duda, foi reeleito para mais um mandato de cinco de anos, ao obter uma estreita vantagem sobre o adversário Rafal Trzaskowski, de centro-direita, no segundo turno das eleições, realizado neste domingo (12).


   Duda fez 51,2% dos votos e o adversário, 48,2%, o que torna essa uma das eleições presidenciais do país mais apertada desde o fim do comunismo na Polônia, em 1989. A participação popular para a escolha do presidente também foi a maior desde então, com 68,2% dos eleitores comparecendo às urnas. Antes da pandemia de coronavírus, pesquisas de opinião apontam uma vitória mais folgada do presidente.

   Ao comemorar a vitória, Duda agradeceu a "todos os meus compatriotas que votaram nesta eleição, aqueles que fizeram um grande esforço para poder votar". "Agradeço a todos do fundo do coração, porque essa participação é um belo reflexo da nossa democracia", disse na noite de domingo."

   O presidente continuará governando o país junto com o Partido Lei e Justiça, que comanda o parlamento e o apoiou nesta campanha eleitoral. A parceria é bem vista pelos poloneses por suas políticas sociais, que tiraram muitas pessoas da pobreza, especialmente em comunidades rurais. Mas constantemente é criticada pela agenda nacionalista e conservadora, que se opõe ao aborto e aos pleitos da comunidade LGBT e bate de frente com valores da União Europeia.

Por: Gazeta do Povo

Foto: ANEK SKARZYNSKI/AFP

Comentários

Deixe seu comentário abaixo sobre esta notícia:

É Notícia Tapajós - Blog de Notícias